domingo, 14 de novembro de 2010

15 DE NOVEMBRO: feriado alusivo à Proclamação da República passa despercebido


 Hoje, 15 de novembro, marca a data marcante para a história do país, há exatamente 121 anos, nesse, na então Praça da Aclamação, atualmente Praça da República, no Rio de Janeiro, um grupo de militares do Exército brasileiro, comandado pelo Marechal Deodoro da Fonseca com o apoio das oligarquias e da classe média, deu um golpe de estado, depondo o Imperador D. Pedro II. O fato foi o marco que derrubou a monarquia do Brasil e instituiu a República brasileira.
Naquela mesma data, foi criado um "Governo Provisório" republicano, no qual tinha como primeiro presidente interino o próprio Marechal Deodoro da Fonseca. Desde então, o regime republicano no país foi passando por transformações ao longo desses 121 anos.  Este, contudo, apesar de ser um episódio importante para a história política brasileira, gradativamente vem perdendo forças em relação às comemorações alusivas ao Dia da Proclamação da República em todo o país.
Em Palmas, por exemplo, não há nenhuma comemoração alusiva ao dia, que é feriado nacional. Para agravar, a data, de importante significado para a nação, passa quase que despercebida pela população. Muitos até consideram o dia como outro qualquer. O único jornal diário, Jornal do Tocantins não fez nenhum menção a data, os sites nada produziram, as escolas muito menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário